12/04/2018 às 15:03 - Atualizado em 13/04/2018 às 10:49

Trade turístico prepara documento com demandas do setor para os candidatos à Presidência

Presidente da FBHA, Alexandre Sampaio; deputado Rafael Motta e o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz
Presidente da FBHA, Alexandre Sampaio; deputado Rafael Motta e o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz

Entidades empresarias se reuniram ontem na CNC, em Brasília, sob a coordenação da FBHA

Com a presença do novo ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, entidades empresariais do setor se reuniram ontem na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) para preparar um documento a ser entregue aos candidatos à Presidência da República nas próximas eleições com as demandas de todos os segmentos da cadeia produtiva do Turismo

O encontro foi coordenado pelo presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC (Cetur), Alexandre Sampaio, e contou com a presença também do presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Rafael Motta.

Alinhados com o atual titular do MTur, os empresários defendem a aprovação no Congresso Nacional do Brasil + Turismo, pacote de medidas que contou com a colaboração do setor privado, que prevê, entre outras coisas, a modernização da Lei Geral do Turismo e a transformação do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em Agência Brasileira de Promoção do Turismo, permitindo uma atuação de forma mais competitiva no mercado turístico internacional,  a transferência de recursos privados para o desenvolvimento de projetos com reduzida burocracia e a modernização da gestão de pessoal. O pacote ainda prevê a abertura do capital das empresas aéreas brasileiras ao investimento estrangeiro e a legalização de cassinos em hotéis e resorts, bem como a exploração turísticas de parques florestais.  

Participaram da reunião diversos representantes do trade turístico nacional, entre eles o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Manoel Linhares; Graco Parente, do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de João Pessoa (Seha-JP), e Jael Antônio da Silva, do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Brasília (Sindhobar).

12-4-6.jpg

“O documento já recepcionou as várias sugestões das entidades que compõem o Cetur CNC, recebidas antecipadamente. Foram consolidadas e foram apresentadas ontem na reunião, que já gerou um documento final que vai ser remetido às entidades para uma revisão até quarta-feira. A partir daí, definiremos um modus operandi até o final da próxima semana de como fazer essa entrega aos pré-candidatos”, disse Sampaio.