FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação está sob nova gestão

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Assumindo a Presidência do SEHA, o empresário Jonel Chede Filho concedeu uma entrevista exclusiva para contar sobre essa nova etapa do Sindicato.

Jonel Chede Filho, Sócio Administrador da Hotéis e Turismo Universo Ltda., empresa voltada para a gestão de serviços de hotelaria e afins, localizada em Curitiba-PR, assumiu a presidência do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA) na última quarta-feira (26/8). O SEHA é conhecido desde 1949 por ser uma associação de empresas e por representar a sua base territorial com abrangência de atuação em Curitiba (hospedagem), e em sua Região Metropolita e no Litoral do Paraná (hospedagem e alimentação).

Chede iniciou a sua atuação no sindicato como conselheiro fiscal e vice-presidente em 2018. Agora, com a nova posição, será responsável em capitanear a sua diretoria para fomentar estratégias aos novos tempos para apoiar e defender os interesses da categoria. Atualmente, o SEHA representa 938 empresas e conta também com 86 associados.

Visando apresentar as propostas na sua gestão, o presidente concedeu uma breve entrevista, abordando os seus desafios e perspectivas para o futuro.

Confira:

Qual o principal desafio de sua gestão?

JCF: Tivemos o desmembramento da nossa categoria, que foi, na verdade, o primeiro golpe na atividade de nosso sindicato. Tal fato continua até hoje sob judice. Podemos destacar também a nova realidade sindical brasileira, pois a Reforma Trabalhista impingiu aos sindicatos grande desafio que, antes da vigência da lei em 2017, não existia a faculdade de recolhimento das contribuições sindicais. O terceiro e mais atual desafio que nos foi imposto foi a pandemia, que afetou sobremaneira toda a atividade econômica, inclusive de nosso sindicato. Os segmentos que representamos foram os mais afetados, com os maiores prejuízos, e ainda estão tendo impactos significativos. Podemos também mencionar o Turismo, que é o maior gerador de empregos no país, com seus segmentos que fazem parte, tais como a hospedagem, alimentação e eventos. Dentro deste panorama, também como desafio, será recuperar aqueles associados que, devido à crise, deixaram de contribuir.

Quais projetos a sua diretoria tem para combater a crise instaurada pela pandemia?

JCF: Parcerias com os poderes públicos municipal (Instituto Municipal do Turismo) e estadual (Paranatur) ligados ao Turismo, com as entidades representativas do trade (ABIH-PR, ABEOC-PR, FECOMERCIO-PR, ABAV-PR, ABRASEL-PR e CCVB), com o SEBRAE-PR e também o SENAC-PR. Mantemos convênios para associados que trazem benefícios, tais como o de Medicina do Trabalho,  que reduzem os seus gastos com tais serviços. Além disso, ofereceremos assessoramento jurídico para questões trabalhistas bem como para dirimir as dúvidas na utilização dos decretos federais que minimizam os custos para as empresas; a celebração de acordos trabalhistas com o sindicato laboral para dar maior alcance e gerar maior confiança nas medidas adotadas pelas empresas também está em pauta. Pretendemos, inclusive, ampliar a gama de nossos convênios e cursos de aperfeiçoamento, criando a fidelização necessária junto aos nossos representados.

Qual a importância do movimento sindical num momento como este?

JCF: Entendemos que a atuação do Sindicato é primordial neste momento, seja para apaziguar as relações coletivas de trabalho ou para dar suporte fático e jurídico, àquelas empresas que representamos. O nosso departamento jurídico está em sintonia, em contato permanente, com os departamentos jurídicos de sindicatos do Brasil, trazendo para os nossos representados as mais atualizadas posições dos Tribunais, assim como os atos legislativos. Além do mais, a tecnologia nos auxilia, atualmente, para que possamos levar capacitação virtualmente para nossos representados. Vamos informá-los de forma mais eficiente e rápida sobre os benefícios financeiros e sociais que conquistamos em prol da categoria. É válido ressaltar que estamos sempre abertos para novas parcerias, com a condição de que tragam benefícios concretos para as empresas que representamos.

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