26/09/2018 às 16:26

Sindha anuncia a conclusão da Convenção Coletiva de Trabalho

O Sindha (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região) e o SHPOA (Sindicato de Hotéis de Porto Alegre) acabam de anunciar o registro da convenção coletiva de trabalho após um período intenso de reuniões com empresários da gastronomia e hospedagem.

Com isso, a categoria protagoniza a primeira negociação depois da modernização das leis trabalhista, em um contexto completamente novo, traduzido no exercício de profundo conhecimento entre as partes envolvidas.

Concluída com êxito, a negociação já possui registro definitivo no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As regras são vigentes desde janeiro de 2018 e devem ser aplicadas a partir deste mês. A Convenção Coletiva, que é pactuada entre sindicatos de empregadores e de empregados, estabelece as regras nas relações de trabalho, envolvendo diretrizes econômicas e profissionais.

A definição, que impacta diretamente na realidade de empresários da categoria, profissionais que atuam nos setores e contadores, apresenta melhorias em relação à convenção anterior, como a inclusão da Lei da Gorjeta e a atualização do salário normativo Sindha/SHPOA, que a partir de 1º de julho de 2018 passou a ser de R$ 1.239,46.

Além disso, as convenções dão conta do pagamento das diferenças salariais nos meses de setembro, outubro e novembro de 2018. O documento mantém as cláusulas de 2017, com a inclusão da cláusula da gorjeta (termo aditivo), exclusão da cláusula de homologação - de acordo com a modernização trabalhista - e inclusão da Contribuição Empresarial Simplificada, uma iniciativa do Sindha e SHPOA que estabelece uma nova relação para a categoria. Por meio de um valor mensal fixo, calculado com base no número de colaboradores, o benefício ativa automaticamente o consumo dos produtos e serviços oferecidos pelo Sindha ao associado, facilitando a obtenção de excelentes resultados para o seu negócio.