FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Setenta e cinco anos de compromisso com o Brasil que todos desejamos

Compartilhe essa publicação:

Por Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)

Uma das instituições mais importantes do país está comemorando 75 anos. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a quem nós – dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar – somos filiados, representa um exército de quase cinco milhões de empreendedores.

Juntas, as categorias reunidas pela confederação respondem por cerca de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram aproximadamente 25,5 milhões de empregos diretos e formais.

Como parte do seu compromisso com o fortalecimento do setor, a entidade também coordena o Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio), que reúne 34 federações patronais (27 estaduais e 7 nacionais), as quais agrupam mais de mil sindicatos das categorias econômicas do comércio em todo o Brasil.

Todavia, a atuação da CNC vai muito além de defender os interesses desses segmentos. Ela administra, ainda, um dos maiores sistemas de desenvolvimento social do mundo – o Serviço Social do Comércio (Sesc), com atuação nas áreas de educação, saúde, cultura e lazer; e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), principal agente da educação profissional voltada para o setor do comércio de bens, serviços e turismo.

Pouca gente sabe, mas a história da CNC une-se a fatos históricos, como a assinatura da Carta da Paz Social (1946) e centenas de outras ações relevantes em defesa dos interesses dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo.

A nossa confederação, presidida hoje pelo brilhante empresário José Roberto Tadros, lidera um sistema que atua em todo o território nacional, tanto nas mais remotas localidades quanto nas grandes metrópoles. 

É por este motivo que as atividades do Sistema CNC-Sesc e Senac se constituem em um dos mais amplos e diversificados conjuntos de ações em prol do desenvolvimento econômico e social em todo o mundo, beneficiando milhões de empresas, trazendo qualificação para o profissional e oferecendo, para o cidadão, programas socioeducativos e opções de saúde e de lazer.

A FBHA tem orgulho de compor um sistema que tem como missão assegurar às empresas do setor terciário as melhores condições para gerar resultados positivos e desenvolver a sociedade. E com isso, beneficiar, anualmente, mais de 50 milhões de brasileiros com os projetos e ações sob o seu comando.

Desejamos vida longa à CNC para que ela continue a liderar o setor produtivo, ligado ao comércio de bens, serviços e turismo, com reconhecida influência no desenvolvimento do país.

Scroll to Top