FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Reforma tributária pode impactar os preços do setor de serviços em até 30%

Compartilhe essa publicação:

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor de serviços tende a sofrer um impacto nos preços em torno de 30%, com a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

A alíquota do IBS poderá atingir 25%, visto que substituirá cinco tributos – PIS, ICMS, ISS, IPI e Cofins. O imposto terá caráter nacional, definido pela soma das alíquotas federal, estadual e municipal. 

Para a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o assunto merece toda a atenção da entidade sindical, por se tratar de uma proposta que poderá afetar o setor de serviços como um todo.  

“Tivemos a oportunidade de estar com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP/PB), relator da reforma tributária (PEC 45/2019), e conseguimos discutir a possibilidade de reforçar a emenda do deputado Laercio Oliveira (PP-SE) para pedir que subscrevesse e acatasse a emenda, que resolve o problema da tributação sobre as gorjetas”, explica Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. 

Nesse sentido, Sampaio garante que é complexo tratar da matéria que envolve as gorjetas, apesar de ter sido ratificada a necessidade de existir uma isenção, ou alguma forma de compensação dos custos da folha de pagamento. “Caminhamos para uma tributação excessiva do setor de serviço porque não temos como compensar o nosso principal ativo, que é a folha de pagamento dos nossos colaboradores”, complementa.

Scroll to Top