10/07/2019 às 12:08

Petrópolis cria o Fundo Municipal de Turismo

A Prefeitura de Petrópolis, cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, sancionou uma lei que cria o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur).

O objetivo é captar e centralizar recursos financeiros destinados ao desenvolvimento do setor na cidade, promovendo melhoria na infraestrutura da recepção turística e no incremento da oferta de informações ao turista e a operadores do setor em projetos compartilhados com a iniciativa privada.

Entre os recursos que fundo vai reunir estão captação de recursos federais e estaduais; convênios destinados ao fomento do turismo; dotações consignadas na Lei Orçamentária Anual (LOA), além de 50% da receita da bilheteria do Museu Casa de Santos Dumont; e 100% das receitas provenientes do uso dos espaços públicos geridos pelo turismo, entre outros.

Os recursos do Fumtur serão aplicados em projetos que fomentem e estimulem o turismo em Petrópolis, além de permitir a aquisição de material para projetos, equipamentos e infraestrutura de atendimento aos visitantes. A gestão do fundo ficará a cargo da Turispetro. A execução das ações e projetos desenvolvidos e fomentados pelo fundo serão acompanhadas pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).