FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Pesquisa releva que brasileiro deve viajar mais em 2020 do que em 2019

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Por Janaína Brito

De acordo com uma análise da Capital Research, o ano de 2020 deve movimentar o setor turístico mais do que em 2019, já que a expectativa é que o brasileiro viajará ainda mais neste ano.

Segundo os dados, os motivos para acreditar neste crescimento começam com o aumento de feriados prolongados, já que das nove datas oficializadas pelo calendário nacional, seis cairão em segundas ou sextas-feiras. Há ainda celebrações como o Carnaval, Corpus Christi e o Dia da Consciência Negra, considerados pontos facultativos no serviço público federal, mas já consagrados feriados em vários estados e municípios.

Outro ponto determinante para isso é a economia nacional, que vem dando sinais de recuperação. A expectativa é que o brasileiro consiga juntar dinheiro para viajar em 2020, pois a maioria dos problemas enfrentados em 2019 não devem se repetir esse ano.

“A nossa visão mais otimista está ligada ao fato de que os principais fatores negativos de 2019 foram pontuais e tendem a se normalizar nos próximos meses”, avaliou Felipe Silveira, analista da Capital Research. Silveira indica que alguns destes fatores foram a “entrada da Avianca Brasil em recuperação judicial, que proporcionou uma queda abrupta na oferta de assentos em aeronaves, o atraso na entrega de aeronaves 737 Max, da Boeing, causados pelos acidentes entre LionAir e Ethiopian Airlines entre o final de 2018 e o começo de 2019, e, claro, as manchas de óleo encontradas nas praias do Nordeste”.

A perspectiva positiva para os próximos 12 meses deve-se principalmente do fato de que o governo demonstra a intenção de agir para reduzir o preço das passagens aéreas no Brasil. “Em um primeiro momento, o objetivo é atacar o preço do querosene de aviação, com estudos para cortar o PIS/Cofins sobre combustível, e depois tentar diminuir a concentração de empresas que distribuem o querosene, o que reduziria o custo das companhias aéreas e incentivaria a entrada de estrangeiros no mercado”, explicou o analista.

Além da vantagem para o consumidor final, a Capital Research também mostra que os investidores podem e devem se beneficiar do provável crescimento do mercado de turismo em 2020. De acordo com Silveira, apostar em empresas bem posicionadas no mercado é a melhor saída e é possível, inclusive, encontrar algumas pechinchas na bolsa, como é o caso da CVC.

“A CVC tem aproximadamente 25% do mercado de reservas de viagens no Brasil. Apesar disso, os papéis da companhia caíram 27,7% em 2019, contra uma valorização de 31,6% do Ibovespa no mesmo ano”, analisou Silveira. “No entanto, mesmo em anos mais complicados, a CVC se manteve lucrativa e investiu mais de R$ 100 milhões em 2019, especialmente no seu processo de digitalização, o que leva um tempo até dar resultados práticos e representa uma oportunidade de compra diante do atual patamar de preço dos papéis da companhia listados na bolsa”, completou.

Fonte: Mercado & Eventos

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