14/06/2018 às 16:28 - Atualizado em 20/06/2018 às 14:17

Mostra de turismo traz experiências multissensoriais para aproximar visitantes e destinos na escolha da viagem

Presidente da FBHA participou de painel no primeiro dia da Mostra Viajar, que aconteceu de 8 a 10 de junho

De 8 a 10 de junho, o espaço da Bienal do Ibirapuera de São Paulo recebeu a terceira edição da Mostra Viajar. Primeira e única plataforma integrada de comunicação no turismo, o evento inspira os visitantes na escolha de seu próximo destino de viagem ao estimular os cinco sentidos para que isso facilite na tomada de decisão da próxima viagem.

Como faz em todos os anos, a mostra apresentou experiências de diversos roteiros para que o consumidor possa decidir e comprar com promoções diferenciadas sua viagem, seja de praia, natureza ou cosmopolita. Em família ou amigos. As Experiências Cada destino, uma surpresa. São Sebastião e Ilha Bela, do litoral de São Paulo, levaram experiências baseadas em suas belezas naturais; Minas Gerais surpreendeu com a Rota do Café e o Caminhos dos Diamantes.

Rio Grande do Norte apresentou um passeio de buggy pelas dunas de Natal através de um óculos 3D. Entre outras atrações, Santa Catarina levou os aventureiros para um passeio de trenó de montanha que deixou a adrenalina lá em cima. Já Foz do Iguaçu este ano mostrou uma experiência 360º com Itaipu e Cataratas. Os visitantes se surpreenderam com a beleza desses atrativos em uma imersão que guardava surpresas logo na entrada.

“A Mostra Viajar impacta mais de 50 milhões de pessoas de forma virtual e presencial, inspirando essas pessoas a viajar cada vez mais e melhor com a troca de informações e a possibilidade de viver experiências únicas. É uma oportunidade única para a escolha do melhor destino”, diz Gisele Lima, criadora da Mostra Viajar.

Parceria com influenciadores digitais movimentou o espaço. Outra atração que fez muito sucesso foi o Papo de Cozinha, um espaço de interação entre o público, um chef e seu convidado. Uma das novidades desta edição do Papo de Cozinha foi um painel entre youtubers que comentaram as experiências vividas em suas viagens e as melhores dicas. 83% das pesquisas de viagem são feitas pela internet e por se tratar de uma plataforma de comunicação de turismo, a Mostra Viajar tem um canal aberto com influenciadores das redes sociais.

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Alexandre Sampaio, participou de um painel no Papo de Cozinha, abrindo a programação da Mostra. Com o tema “Nossa gente faz. O Turismo acontece”, o painel contou com a participação também da criadora da mostra, Gisele Lima; do secretário nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Bob Santos; do secretário de Turismo do Estado da Bahia, José Alves; do secretário de Cultura e Turismo do Estado do Maranhão, Diego Galdino de Araújo; e do presidente da Goiás Turismo, Leandro Marcel Garcia Gomes.

O turismo em números

Estudo do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), em parceria com a Universidade de Oxford, revela que o setor de turismo representa 7,9% do PIB nacional e é responsável por 6,59 milhões de empregos (em 2017). O turismo foi responsável pela injeção de US$ 163 bilhões no Brasil em 2017, o equivalente a 7,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no ano.

O valor absoluto é 7% maior que o obtido em 2016, US$ 152,2 bilhões. O turismo é responsável por 6,59 milhões de postos de trabalhos e haverá um crescimento de 1,8% nesse indicador em 2018, quando o número de empregos chegará a 8 milhões. O país aparece em 117ª posição quando avaliada a contribuição do setor para o PIB no último ano.

Dados do Banco Central apontam que os meses de janeiro e fevereiro de 2018 foram os melhores em relação a gastos de turistas estrangeiros no Brasil desde a década de 90. O valor foi de US$ 1,39 bilhão - US$ 779 em janeiro e US$ 611 milhões em fevereiro.