FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Ministério amplia mapa do turismo no país

Compartilhe essa publicação:

O Ministério do Turismo divulgou nesta semana o novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país estão na lista e devem ser priorizadas pela Política Nacional de Turismo, prevista na Lei 11.771/2008.

Essas localidades devem receber atenção especial de planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor.

Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre as quais a obrigatoriedade de participar em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

O mapa é atualizado a cada dois anos e é um instrumento para orientar a atuação do ministério no desenvolvimento das políticas públicas. Na versão anterior, de 2017, faziam parte da lista 3.285 municípios, divididos em 328 regiões turísticas. As localidades integrantes foram indicadas pelos órgãos estaduais de turismo, em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios previamente definidos.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem.

Scroll to Top