30/08/2018 às 13:36 - Atualizado em 30/08/2018 às 13:37

FBHA se reúne com Ministro do Trabalho em Brasília

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio, teve uma reunião com o ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, e sua equipe, nesta terça-feira (28/08), na sede do Ministério do Trabalho, em Brasília.

Também participaram do encontro o assessor jurídico da FBHA, Ricardo Rielo, o presidente da Abih, Manoel Linhares, e o presidente do Sindicato Empresarial de Hotéis e Alimentação de Curitiba, Jacob Mehl.

Durante a audiência, Sampaio falou ao ministro, que assumiu o cargo em julho deste ano, sobre a importância da FBHA no cenário nacional do Turismo como referência e uma das lideranças do setor. Ele também levou os principais temas de interesse dos setores de hospedagem e alimentação, como a questão da necessidade de regulação específica das gorjetas, tema que foi revogado pela Reforma Trabalhista. Do ministro Caio Vieira de Mello, o presidente da FBHA recebeu a resposta de que o tema será encaminhado ao Congresso Nacional para que volte à pauta legislativa brasileira.

Sampaio tratou ainda de questões sindicais com o Ministério do Trabalho envolvendo os filiados à FBHA. Um deles foram casos de sindicatos dos estados de Minas Gerais e Bahia e o ministro aceitou receber os requerimentos que indiquem erros administrativos na análise dos processos a fim de promover uma revisão mais detalhada dos casos.

"A Federação continua trabalhando no fortalecimento das empresas, sindicatos patronais e associações que compõem o Turismo em todo o território nacional. Por isso, levamos ao ministro as pautas de interesse do empresariado, tanto de alimentação fora do lar quanto de hotelaria”, contou Sampaio.