10/05/2018 às 15:10 - Atualizado em 10/05/2018 às 16:04

FBHA prestigia posse do novo secretário de Turismo do Espírito Santo

Alexandre Sampaio (FBHA), Átila Barbosa (Sindicato de Hotéis-ES), Rodrigo Vervloet (Sindbares-ES) e Wilson Calil (FBHA)

Paulo Renato Fonseca assumiu o cargo nesta terça-feira (08.05) em solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória.

Em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (08), o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, nomeou Paulo Renato Fonseca Junior como secretário de Estado de Turismo. O evento foi realizado no Palácio Anchieta, em Vitória. Estavam presentes secretários de Estado, prefeitos, deputados, secretários municipais de Turismo, representantes do trade local e nacional, representantes de entidades não governamentais e de Conselhos.

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) esteve representada pelo presidente Alexandre Sampaio; pelo primeiro vice-presidente, Wilson Calil; pelo presidente do Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagem do Espírito Santo, Átila Barbosa; e pelo presidente do Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares do Espírito Santo (Sindbares), Rodrigo Vervloet.

Durante a transmissão do cargo, o governador Paulo Hartung destacou que as ações e projetos do Governo do Estado são resultados de uma obra coletiva e afirmou que o novo secretário terá um conjunto de oportunidades. “Oito meses é uma eternidade. O novo secretário terá uma oportunidade de trabalhar em um Governo Estadual que tem uma das melhores equipes do país. Irá atuar em uma gestão que já passou pelo pior da crise socioeconômica que castiga o país. Estamos organizados, planejados e com importantes ações e programas em andamento. Que a sua vinda sirva para o setor convergir em ações para aproveitarem os potenciais da indústria do turismo no Estado”, destacou Hartung.

10-5-6.jpg

O secretário Paulo Renato frisou em seu discurso a importância do turismo para o Espírito Santo. Ele disse que o turismo é muito importante, pois diversos segmentos refletem no turismo assim como o turismo reflete neles. O secretário reforçou que é parceiro de todas as Secretarias de Governo e que quer fazer uma gestão convergente. “Vamos focar em projetos de Governo que já estão em andamento, como a Escola Viva e o Reflorestar, agregando o valor e impacto positivo do turismo nessas ações. Também vamos nos aproximar ainda mais dos municípios, fazer um planejamento amplo, que não se limita a 2018, quero deixar projetos e resultados que possam ter continuidade”, explicou Paulo Renato.

Alexandre Sampaio, presidente das FBHA e do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Cetur/CNC) observou que o turismo é uma atividade complexa que exige uma multiplicidade de percepção de valores e de atuação. “O turismo não é uma atividade comum como alguns pensam e exige profissionais qualificados na sua praxis. Então, nós nos sentimos honrados em poder trabalhar junto com o Espírito Santo e com o secretário Paulo Renato. Tenho certeza que a Fecomércio-ES, por meio do Cetur, tem muito a contribuir para o desenvolvimento do Estado”, disse.

Paulo Renato Fonseca Júnior é empresário do ramo do turismo receptivo. Formado em Administração de Empresas com especialização em Análise de Sistemas, ocupou o cargo de presidente do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau (ESC&VB) e de vice-presidente de Relacionamento da Unedestinos. Paulo foi um dos fundadores do ESC&VB, em 1998, e já foi presidente da ADETUR – Metropolitana ES, presidente da Eventpool Brasil, e secretário de Turismo de Vitória.