FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

SindRio reúne empresários para reafirmar apoio a Pezão

Compartilhe essa publicação:

Representantes do setor de hospedagem e alimentação agradeceram as conquistas e apresentaram reivindicações na área tributária

O Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) reuniu no dia 1º, no Copacabana Palace, empresários representantes do setor para reafirmar o apoio ao atual governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão. Na ocasião, agradeceram a redução da alíquota do ICMS sobre o faturamento de 4% para 2% no setor de alimentos, benefício fiscal concedido pelo governo do estado em 2011, e apresentaram algumas novas reivindicações na área tributária.

Em seu discurso, o governador lembrou que o seu compromisso com o segmento vem desde a sua gestão como prefeito de Piraí. “O setor de vocês é vital. Na minha cidade, quando fui prefeito, criei festivais de gastronomia por onde já passaram mais de cem mil pessoas”, lembrou Pezão. “Vocês são os maiores empregadores, são a jóia da coroa”, afirmou.

O presidente do SindRio, Pedro de Lamare, afirmou que o governador é um amigo do setor e lembrou que, após a redução do ICMS, houve um crescimento na arrecadação do setor de alimentos e que este foi um compromisso firmado pelos empresários no ato da concessão do benefício. “O nosso dever de casa foi feito”, declarou de Lamare.

O presidente da FBHA e vice-presidente do sindicato, Alexandre Sampaio, ressaltou a influência do governador com o governo federal. “Esta reunião visa prestigiar um governador que, se eleito, terá muita influência com o governo federal, seja este PT ou PSDB, e apoiará os pleitos do nosso setor a nível estadual”, disse Sampaio.

Novos pleitos

Os empresários aproveitaram ainda para apresentar duas novas reivindicações ao governador: a inserção do setor de alimentos no plano Brasil Maior, uma das grandes bandeiras do segmento, e a isenção dos restaurantes da chamada substituição tributária que é uma manobra de cobrança do ICMS considerada vilã para o setor.

Em 2012, o setor de hotelaria foi inserido no Plano Brasil Maior do governo federal, sendo contemplado com a eliminação da contribuição patronal ao INSS de 20%, que foi substituída pela alíquota de 2% sobre o faturamento. Os representantes do segmento almejam agora que o benefício seja estendido também ao setor de alimentos.

Além disso, foi apresentada ainda uma proposta que aliviará o custo operacional das empresas: a isenção do setor de alimentos da substituição tributária, benefício que já é lei em São Paulo. Com a medida, as empresas de lucro real e presumido poderão diminuir os preços dos seus produtos por não precisarem mais recolher o ICMS em cima do preço cobrado do consumidor final.

Scroll to Top