FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Setor de alimentação e turismo de Bragança Paulista faz parcerias para preservar represa

Compartilhe essa publicação:

A preservação do meio ambiente tem sido uma preocupação cada vez mais presente entre os proprietários de hotéis, restaurantes e bares da cidade de Bragança Paulista, em São Paulo. Uma das atrações turísticas e com papel fundamental no abastecimento de água da região, a represa Jaguari-Jacarei, um manancial rural que abastece as cidades que compõem a Grande São Paulo, está sofrendo com o descaso das autoridades. Situada a 85 quilômetros da capital, com acesso pelas estradas Fernão Dias e Dom Pedro, a represa está num lindo vale cercado por morros, montanhas e matas nativas, ao redor das cidades de Bragança Paulista, Piracaia, Vargem e Joanópolis. “A represa precisa de investimentos e uma maior atenção das autoridades, pois ela é fundamental para diversas cidades da Grande São Paulo”, explicou Enry Falbo, presidente do SHRBS de Bragança.

Uma das ações que serão realizadas, com apoio do sindicato de Bragança Paulista, e com a atuação das prefeituras locais é a limpeza da represa, aproveitando esse momento de seca e baixa quantidade de água. O replantio de árvores no seu entorno é outra ação que unirá vários setores dos municípios. “Há um projeto de replantio Verde que te quero ver-te, capitaneado pela Fazenda Coronel Jacinto, que está pronto e vamos aplicá-lo. Vamos formar uma proteção para os mananciais e córregos locais, com intuito de formar um corredor ecológico e ciliar, que irá formar uma mata de proteção ao nosso manancial”, explicou Falbo.

Ainda segundo o presidente do SHRBS de Bragança Paulista, a represa esteve abandonada ao longo dos anos e agora é preciso retomar as ações que irão preservá-la.  “Estamos promovendo o evento “Represa Limpa” como objetivo principal de gerar mais conscientização da importância da represa não só para o turismo, mas para nossa vida”, finalizou Falbo.

Scroll to Top