FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Portal Sebrae Inteligência Setorial disponibiliza nova ferramenta de gestão para o setor de turismo do Rio

Compartilhe essa publicação:

O Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro) acaba de lançar o Programa Sebrae Inteligência Setorial, portal de informações estratégicas destinado a apoiar os empresários em tomadas de decisões. Os produtos de inteligência, entre eles boletins, alertas de oportunidades, notícias relevantes, relatórios de tendências e cases de sucesso do setor, podem ser acessados pelo www.sebraeinteligenciasetorial.com.br

O portal tem dicas sobre como usar, na prática, as informações estratégicas para melhorar a gestão e a competitividade do empreendimento. O cadastro no portal, assim como o acesso às informações e conteúdos, serão gratuitos. O portal foi estruturado de forma objetiva, para facilitar a consulta e utilização das informações e conteúdos, e também podem ser acessados por meio de plataformas móveis, como smartphones e tablets. 

Os chamados mapas de informações estratégicas – que reúnem diversos tópicos e temas de forma relacionada e conectada, específicos para cada setor – foram construídos de forma colaborativa, a partir da demanda dos empresários, representantes de entidades, associações, sindicatos e instituições parceiras do Sebrae/RJ, que participaram de workshops setoriais, durante a fase de planejamento do projeto. Em nove encontros foram elencados os principais temas a serem monitorados de forma sistemática e contínua, onde foram organizados, contextualizados e analisados, para originarem os produtos de apoio à tomada de decisão pelos empresários (boletins, relatórios e alertas, por exemplo).

Segundo o gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae/RJ, Cezar Kisrzenblatt, com esta ferramenta os empresários de micro e pequenas empresas terão acesso gratuito a informações estratégicas voltadas para os seus negócios. “Dessa forma, poderão aumentar a competitividade no mercado. É missão do Sebrae/RJ apoiar o empresário na busca de soluções para mitigar riscos e aproveitar oportunidades”, afirmou.  A expectativa é de que mais de 3.500 empresas do Rio de Janeiro se inscrevam no portal no primeiro ano. O espaço, no entanto, estará aberto tanto para pessoas jurídicas como físicas. Segundo Cezar Kiszenblatt, os próximos setores estratégicos com os quais o Sebrae/RJ atua (alimentos, base tecnológica e economia criativa), também serão atendidos pelo programa de forma gradativa.

Scroll to Top