FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

FBHA promove Encontro em Uberaba

Compartilhe essa publicação:

O coordenador da FBHA em Minas Gerais, Marcos Valério da Rocha e o consultor Ricardo Bezamat com participantes do evento em Uberaba

 

A FBHA-Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) realizou, nesta terça-feira (21), no auditório da Aciu em Uberaba, edição do projeto “Encontro de Excelência na Qualidade dos Serviços para Hospedagem e Alimentação”. O evento foi promovido pelo núcleo de Turismo do Programa Empreender e contou com o apoio do Roteiro Turístico Uai Paulista, Uberaba Apart Hotel, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação.

O consultor da FBHA, Ricardo Bezamat, que realizou a palestra “Eficiência Energética na Hotelaria”, demonstrou como reduzir os custos de energia elétrica através de negociação com as concessionárias e da implantação de novos equipamentos e rotinas de controle.

“Ninguém se preocupa com as instalações enquanto as luzes estão acesas e o ar-condicionado em funcionamento. Além de uma questão de segurança, ter as instalações em dia é fundamental para evitar a dissipação de energia ao longo da rede”, aponta o consultor, que lista outras ideias, como uso de películas de proteção solar nas áreas envidraçadas, troca da iluminação por lâmpadas led e uso de recuperadores de calor.

E ainda, aproveitamento do ar frio insalubre dispensado pelo sistema de ar-condicionado para a refrigeração do ar quente que entra, através de sistema de troca de calor, uso de energia solar principalmente para o aquecimento da água, uso de geradores, entre outros. O impacto dos custos com energia elétrica e formas de consumo mais conscientes chamaram a atenção dos empresários participantes, que tiveram a oportunidade de testar o poder das películas de proteção solar nas áreas envidraçadas.

O coordenador regional da FBHA em Minas Gerais, Marcos Valério Rocha, destacou a atuação da entidade no setor de hospedagem e alimentação e convidou a todos para o 10º Encontro da Hotelaria Mineira, que será realizado em Ouro Preto, nos dias 27 e 28 de novembro. Destacou também que é preciso modernizar o perfil turístico “Antes os móveis de um hotel só eram trocados quando quebravam, agora é preciso acompanhar a evolução tecnológica. Antes um casal passava a lua de mel em Poços de Caldas (MG) voltavam todo ano para visitar e quando os filhos nasciam passavam as férias lá. A nova geração quer mudanças, não querem visitar os mesmos lugares como os seus pais faziam.”, afirmou Marcos Valério.

Para Anna Paula Batista, Coordenadora de Projetos da ACIU: “O potencial turístico da região é incrivelmente vasto e precisa ser trabalhado e divulgado. Por esse motivo criamos o Núcleo de Turismo, estamos fazendo a nossa parte e com eventos como este”.

O evento contou com a presença de empresários e gestores de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e similares. O encontro foi finalizado com um delicioso coquetel, onde os empresários confraternizaram e tiraram dúvidas com os palestrantes.

Scroll to Top