FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

FBHA defende facilitação de vistos entre americanos e brasileiros

Compartilhe essa publicação:

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) esteve representada pelo presidente Alexandre Sampaio, no dia 15 de junho, em audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. Na ocasião, foi debatido o tema da flexibilização dos vistos entre Brasil e Estados Unidos.

Estiveram presentes o presidente da comissão, deputado federal Alex Manente (PPS/SP); o autor do requerimento convocando a audiência e também presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, deputado federal Herculano Passos (PSD/SP); o Secretário Nacional de Políticas do Turismo, Júnior Coimbra; o Diretor do Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Rodrigo do Amaral Souza; o coordenador do Conselho Nacional de Imigração do Ministério do Trabalho, Luiz Alberto Matos dos Santos; o assessor da presidência do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Walter Ferreira e o secretário de Turismo do Distrito Federal e presidente do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur), Jaime Recena.

As autoridades debateram o procedimento facilitador de emissão de visto eletrônico para estrangeiros, em especial para cidadãos norte-americanos, bem como o estabelecimento de entendimento bilateral Brasil-Estados Unidos e seus aspectos relacionados à segurança pública.

Alexandre Sampaio participou como expositor e apresentou um panorama do turismo no Brasil para ilustrar a importância da desburocratização da emissão de vistos para a entrada de estrangeiros no país.

Segundo o presidente da FBHA, hoje no Brasil um em cada onze trabalhadores está ligado diretamente ao turismo. A previsão é que, em 2024, o impacto do turismo na economia seja de 10,3% do PIB. Hoje, a atividade turística é responsável por 3% do PIB brasileiro. De acordo com o presidente da FBHA, no mês da Copa do Mundo de 2014, a chegada de turistas internacionais triplicou no país. Sampaio destacou ainda a importância da regulamentação da lei 12.968, que prevê a emissão do visto eletrônico para turistas pela internet. A lei foi sancionada em 2014, porém ainda precisa ser regulamentada.

Ele destacou ainda a atividade hoteleira como segmento turístico central na geração de emprego e renda. “Se não for criado um facilitador para a obtenção operacional do visto para a entrada de estrangeiros no país, teremos sérios problemas com a manutenção da sustentabilidade hoteleira no Brasil”, pontuou.
O embaixador Rodrigo do Amaral informou que os Estados Unidos não discutem isenção de visto com nenhum país, no entanto, em sua última visita ao país, no mês passado, a presidente Dilma Rousseff assinou um acordo que facilita a entrada de viajantes frequentes brasileiros no território norte-americano.Trata-se do programa Global Entry e permite a entrada de turistas brasileiros nos Estados Unidos sem passar pelo controle de passaporte, caso o turista seja um viajante frequente.

Os parlamentares e representantes do trade turístico brasileiro aguardam sanções similares que facilitem a entrada de turistas estrangeiros no Brasil. “Estamos em um período de crise econômica no país. O turismo é uma das poucas atividades que têm potencial para turbinar a economia e reverter este quadro. Diante deste cenário, a vinda de turistas estrangeiros é fundamental”, concluiu Alexandre Sampaio.

Scroll to Top