FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

FBHA compõe grupo de trabalho para elaboração de nova política de qualificação em turismo

Compartilhe essa publicação:

O Ministério do Turismo promoveu, nos últimos dias 08 e 09, em Brasília, oficina para elaboração das diretrizes da Política Nacional de Qualificação em Turismo. O encontro contou com a presença de várias entidades representativas do turismo, como hotéis, bares, restaurantes, guias e agências de turismo, além de entidades acadêmicas, assim como representantes dos Ministérios do Trabalho e Emprego e da Educação.

A política será desenvolvida com base em informações apuradas por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), que entrevistaram previamente lideranças de todas as entidades representadas na oficina. Além disso, foi realizada ainda uma pesquisa de benchmarking funcional em sete países, isto é, feito um processo de busca das melhores práticas de turismo em nações onde a atividade é bem desenvolvida e bem posicionada no ranking mundial de competitividade.

Por fim, foi apresentada uma análise das tendências e perspectivas para o turismo até o ano de 2030. Após as apresentações, os participantes se juntaram em grupos de trabalho para discutir o conteúdo apresentado por eixos.

A FBHA esteve representada pelo presidente Alexandre Sampaio e pela superintendente, Camila Beraldo.

“Este tipo de trabalho é essencial para que possamos entender e aperfeiçoar a prestação de serviços no Brasil. Capacitar nossos colaboradores contribui para o desenvolvimento de toda a cadeia do turismo”, afirmou Camila Beraldo.

O ministro do Turismo, Vinícius Lages, ressaltou a necessidade de ampliação dos programas de capacitação e qualificação dos gestores de turismo. “Precisamos construir uma agenda de inovação para o turismo. Isto requer tecnologia e pessoas qualificadas”, declarou.

No bojo da discussão sobre qualificação dos profissionais do segmento, Sampaio acredita ser imprescindível uma educação básica que inclua o inglês como idioma obrigatório. “É importante aproveitarmos a visibilidade que o Brasil adquiriu com a Copa do Mundo de 2014 e incentivar a vinda de estrangeiros ao Brasil. Para isso, precisamos estar preparados para recebê-los”, pontuou o presidente.

Os resultados da oficina serão trabalhados até dezembro, quando serão consolidados e submetidos à apreciação do Conselho Nacional de Turismo.

Scroll to Top