FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Encontro da FBHA em João Pessoa discute ações práticas para enfrentar crise econômica

Compartilhe essa publicação:

Cerca de 90 empresários dos setores de hotelaria, bares e restaurantes de João Pessoa participaram da 19ª edição do Encontro FBHA, realizado nesta terça-feira (06), nas dependências do Centro de Turismo e Lazer do Sesc Cabo Branco. O evento é uma promoção da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de João Pessoa (SHRBS-JP), e teve como objetivo gerar informações e cooperação mútua entre os empresários paraibanos, através de palestras de especialistas em questões jurídicas e de redução de custos.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de João Pessoa, Graco Parente, falou da importância de ações que ofereçam aos empresários pessoenses informações atualizadas sobre o setor de hotelaria e restaurantes. “Esse evento é fruto de uma parceria entre o sindicato e a federação nacional com apoio dos poderes públicos paraibanos, Fecomércio-PB e do empresariado. A hora é essa para enfrentarmos a crise econômica.

Temos que usar de criatividade”, declarou. O primeiro palestrante do evento foi o consultor da FBHA, Ricardo Belzamat, que abordou o tema: Eficiência Energética – Redução do Custo da energia elétrica. Belzamat deu dicas aos empresários de como desenvolver ações de baixo custo e obter um alto impacto nas contas mensais de energia elétrica. “Basicamente temos que seguir princípios para pagar menos energia elétrica: eliminar desperdícios e pagar menos pela energia através de manutenção de aparelhos e equipamentos. Tem-se que buscar novas tecnologias que estão à disposição do setor e que geram redução de custos a médio e longo prazo”, orientou. Ao final de sua palestra, Ricardo Belzamat destacou a presença maciça de empresários no evento promovido pela FBHA e o Sindicato na capital paraibana, “Tenho participado de vários eventos deste porte entre outras capitais do País e nem sempre vejo a participação maciça do empresariado. Aqui em João Pessoa tivemos a participação de dezenas de empresários”, afirmou.

Para falar sobre as questões jurídicas que estão sendo discutidas no Congresso Nacional e também em Assembleias Legislativas estaduais e Câmaras Municipais, palestrou o gerente jurídico da FBHA, Ricardo Rielo. O advogado falou sobre o Ecad, a contratação obrigatória de nutricionistas, pagamento de gorjetas e a tramitação de leis aplicáveis a hotéis, bares e restaurantes. Os temas geraram uma interação com a plateia, com vários empresários fazendo perguntas a Rielo. Food Trucks Um tema local abordado durante a palestra do gerente jurídico da FBHA foi sobre a regularização do food truck, novo segmento que vem crescendo na capital paraibana.

O presidente do Sindicato, Graco Parente, informou que está tramitando na Câmara Municipal de Vereadores um projeto que busca essa regulamentação. “Queremos a regulamentação porque entendemos que é um segmento que se propõe a promover nossa gastronomia, gerar emprego e renda. Porém, é necessário que esses empreendedores sigam as normas dos órgãos competentes, assim como os demais empresários do setor de gastronomia”, explicou Graco Parente.

O evento foi encerrado com uma apresentação do presidente da Companhia Paraibana de Gás (PBGás), George Morais, sobre os Benefícios e Utilidades do gás natural para o segmento da alimentação e hospedagem. Estiveram prestigiando o Encontro FBHA o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Laplace Guedes, do secretário municipais do Trabalho, Produção e Renda, Diego e Tavares e seu adjunto Thiago Lucena; da presidente da PBTur – Empresa Paraibana de Turismo, Ruth Avelino, do presidente da Federação do Comércio, Marconi Medeiros; do vereador João Bosco (Bosquinho), entre outros.

{igallery id=6391|cid=34|pid=1|type=category|children=0|addlinks=0|tags=|limit=0}

Scroll to Top