FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Conselho Nacional de Turismo se reúne e discute futuro do setor

Compartilhe essa publicação:

O Conselho Nacional de Turismo reuniu-se, na última terça-feira (06), em Brasília na 46ª Reunião Ordinária. Esta foi a primeira reunião do Conselho no ano de 2015. Na ocasião, foram discutidos gargalos e oportunidades para o desenvolvimento do setor.

O Ministro do Turismo e também presidente do Conselho, Henrique Eduardo Alves, abriu os trabalhos anunciando que a Embratur abrirá em breve um escritório na Rússia, além de elogiar ainda a presidente Dilma pela manutenção da pasta. “Não é o governo que precisa ajudar o turismo, é o turismo que pode ajudar o Brasil”, declarou Alves. O Ministro defendeu ainda o projeto de lei que permite a dispensa de visto aos norte-americanos durante os Jogos Olímpicos, já aprovado na Câmara dos Deputados.

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) esteve representada pelo presidente Alexandre Sampaio, conselheiro titular. Em sua fala, Sampaio ressaltou as questões trabalhistas como um fator importante a ser equacionado. O presidente citou o contrato de curtíssima duração e o trabalho intermitente como questões a serem discutidas e colocadas em prática com brevidade como forma de solucionar os gargalos trabalhistas que ainda impedem o setor de se desenvolver. “É preciso maturidade de ambas as partes para construirmos um arcabouço e podermos avançar”, afirmou Sampaio.

Matriz de prioridades

O Comitê Gestor do Conselho submeteu ao ministério um documento onde constavam as principais prioridades para as entidades privadas do turismo. A ideia é que o documento seja encaminhado à presidente Dilma. Entre as prioridades listadas no documento estão: a sanção do projeto que dispensa visto para norte-americanos entrarem no Brasil durante os Jogos Olímpicos; a maior participação do governo na promoção do turismo; o estímulo ao turismo doméstico, a extensão do benefício Pis/Cofins; apoio a discussões referentes ao trabalho intermitente visando o aumento da competitividade do setor de serviços e turismo, entre outras.

Scroll to Top