FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Com Unanimidade dos Votos dos Sindicatos de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio é Reeleito Presidente da FBHA

Compartilhe essa publicação:

Pedro de Lamare, do SindRio; Clayton Machado, do SindHobar de Brasília, Roberto Velloso, chefe da Assessoria Parlamentar da CNC, Alexandre Sampaio e Manoel Linhares, do Sindhotéis Ceará.

 

Alexandre Sampaio foi reeleito, em Brasília, para a presidência da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), gestão 2014 a 2018. Empresário da hotelaria que se destaca como uma das lideranças do País no setor de turismo – pela capacidade de reunir o trade em torno de objetivos comuns – a chapa de Sampaio recebeu todos os 52 votos dos sindicatos presentes. A eleição foi disputada em chapa única.

 Para Alexandre Sampaio, sua confirmação na presidência representa o reconhecimento do trabalho que a FBHA tem realizado em defesa e pelo desenvolvimento dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar em todo o Brasil. A Federação tem atuado efetivamente junto aos poderes executivo, legislativo e judiciário, conseguindo trazer benefícios às empresas dos setores que representa, nas mais diversas áreas, como trabalhista e tributária. 

 “A reeleição mostra que os sindicatos dos setores de hospedagem e alimentação estão satisfeitos com as ações da FBHA. Uma das principais conquistas desta gestão foi a inclusão da hotelaria no Plano Brasil Maior, com a substituição da contribuição patronal ao INSS, de 20%, pela alíquota de 2% sobre o faturamento das empresas. Agora vamos continuar lutando para que também a alimentação fora do lar seja incluída neste programa”, destaca o presidente reeleito.

 Nos próximos quatro anos de gestão, a diretoria vencedora quer dar continuidade à luta pela aprovação do contrato de trabalho de curtíssima duração para os dois setores. Também quer conquistar maior flexibilidade nos contratos de locação para estabelecimentos de gastronomia dos shoppings, entre outras agendas para a FBHA.

 Os vice-presidentes para o quadriênio serão Wilson Vetorazzo Calil, 1º vice-presidente; Marco Antonio de Oliveira Fatuch, 2º vice-presidente; Manoel Cardoso Linhares, vice–presidente para os Meios de Hospedagem; Henry Starosta Chmelnitsky, vice-presidente para Restaurantes e Similares; e Wilson Aparecido Bianchi, vice-presidente para Bares e Similares.

A diretoria contará ainda com Luiz Carlos Oliveira Nigro como diretor 1º Secretário; Carlos Antônio da Silva, diretor 2º Secretário; José Darcílio Cortes Junqueira Reis, diretor 1º Tesoureiro; Amaro Gadben, diretor 2º Tesoureiro; e Júlio Crucho Cunha, diretor de Patrimônio.

 À frente de sua primeira gestão na FBHA, 2011 a 2014, Sampaio buscou caminhos para apoiar os sindicatos afiliados e os empresários, com assessorias profissionais e capacitação de gestão, visando a aumentar os resultados financeiros e melhorar o atendimento às empresas. Outra bandeira importante também abraçada pela FBHA foi o trabalho junto ao Ministério da Cultura para isentar os quartos de hotéis do recolhimento de direitos autorais.

 Nesta primeira gestão, a FBHA também adquiriu nova sede em Brasília e abriu escritórios em Belo Horizonte e Salvador. Filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a FBHA é a única federação com representatividade legal em âmbito nacional nos setores de hospedagem e alimentação fora do lar.

Scroll to Top