FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Autoridades querem promover o potencial turístico da Rota das Emoções

Compartilhe essa publicação:

O município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, recebeu, entre os dias 25 e 27 de junho, o III Salão Turístico da Rota das Emoções, roteiro turístico que integra o litoral dos estados do Ceará, Maranhão e Piauí onde ficam os pontos turísticos centrais da rota: a praia de Jericoacoara, os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba. Autoridades dos três estados e representantes do segmento turístico se reuniram para discutir estratégias e oportunidades para dar maior visibilidade à rota.

A programação contou com palestras, fóruns e rodadas de negócios sobre os mais diversos temas relacionados ao turismo: cultura, gastronomia, meios de hospedagem, artesanato, serviços de guia, além de empreendimentos relacionados a esportes ligados à água e ao vento, comuns nas regiões que integram a rota.

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) apoiou o evento e contou com um estande em parceria com o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão (SEHAMA).

“Precisamos identificar os pontos que precisam ser trabalhados pelos governos dos estados, pelos prefeitos e pelo trade turístico para que possamos, cada vez mais, estar aprimorando a Rota das Emoções”, declarou Edilson Baldez, presidente do Sebrae Maranhão e diretor da FBHA.

A Rota
A Rota das emoções passa por 14 municípios nos estados do Ceará, Maranhão e Piauí: Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Ilha Grande, Parnaíba, Luís Corrêa, Cajueiro da Praia, Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. Hoje, existem mais de 40 operadoras comercializando a Rota das Emoções no Brasil e no exterior. Só em 2014, mais de 20 mil turistas fizeram o roteiro completo, o que gerou uma renda de aproximadamente R$ 50 milhões às empresas ligadas às atividades turísticas da rota.

O Salão
A primeira edição do Salão Turístico da Rota das Emoções foi realizada em 2013 em Parnaíba, no Piauí e segunda edição aconteceu em 2014 em Barreirinhas, no Maranhão. O objetivo do evento é contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva do turismo nos municípios participantes da rota, além de proporcionar a disseminação de conhecimento, oportunidades de negócios e estímulo ao empreendedorismo.

Scroll to Top