10/04/2019 às 16:38

Brasil reafirma parceria com a Espanha para fomentar o turismo

Brasil e Espanha reafirmaram, na quinta-feira (04/04), o compromisso de desenvolver o turismo sustentável, responsável e acessível e reforçar o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Em reunião com o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Casas, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, apresentou iniciativas de fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países, com foco no setor de viagens.

A Espanha recebeu 82,8 milhões de visitantes em 2018, um crescimento de 1,1% em relação ao ano anterior, e faturou 89,85 bilhões de euros, aumento de 3,3% também na comparação com 2017. A título de comparação, o Brasil recebeu 6,6 milhões de visitantes (0,5% de crescimento) e faturou US$ 5,9 bilhões (aumento de 1,8%).

“Como uma das líderes do turismo mundial, a Espanha tem muito a contribuir para acelerar a nossa curva de aprendizado e transformar o nosso setor numa das principais alavancas do desenvolvimento no Brasil”, comentou o ministro.

Brasil e Espanha já firmaram um acordo de cooperação em 2017, quando o então presidente espanhol visitou o país. O documento, assinado pelo ex-presidente Michel Temer, estabeleceu parcerias em diversas áreas em favor do desenvolvimento, como o intercâmbio de conhecimentos e melhoria da conectividade aérea.