FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO

Brasil pode gerar mais de 2 milhões de empregos nos próximos quatro anos, afirma presidente da FBHA

Compartilhe essa publicação:

Um dos setores mais importantes do Brasil quando o assunto é geração de emprego.

Assim é encarado o turismo por empresários e líderes do setor, a exemplo do presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, que participou nesta segunda-feira (7) do Seminário Educacional de 2019 – Mercado de Trabalho, promovido pela Academia Brasileira de Eventos e Turismo, em São Paulo (SP). 

Ao fazer uma avaliação do último ano e destacar as perspectivas para 2020, Sampaio apresentou números para mostrar a força do turismo, mesmo diante de um cenário econômico adverso. “Em 2019, temos mais de 25.049 vagas no setor em comparação a julho 2018”, revelou o também presidente do Conselho de Turismo da CNC. 

Segundo ele, hoje o setor é responsável pela geração de seis milhões de empregos, diretos e formais, movimenta mais de 50 segmentos produtivos e representa entre 6% a 8% do PIB. Dividida por setor, essa empregabilidade representa 1.936.631 de empregos em Hospedagem e alimentação; 835.658 em Transporte de passageiros; 101.002 em Cultura e lazer; e 68.570 em Agentes de viagens.  

A expectativa, de acordo com Alexandre Sampaio, é que a reformas sinalizadas pelo Congresso Nacional, como a Tributária e Trabalhista, favoreçam ainda mais o setor ao proporcionar mais racionalidade aos impostos pagos pelos empresários e menos burocracia na contratação de funcionários. Portanto, diante das possíveis consequências das reformas e com a provável melhoria econômica, “estima-se que o mercado de turismo no Brasil, possa gerar mais de mais de 2 milhões de empregos nos próximos quatro anos”, finalizou o presidente da FBHA. 

Scroll to Top