25/04/2014 às 21:43 - Atualizado em 18/02/2016 às 20:56

FBHA leva presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados ao Conotel 2014 e destaca presença da CNC na indústria do turismo

sites/default/files/user-247/pagina/imagens/17-04-2014-00.jpg

A 52ª edição do Congresso Nacional de Hotéis – Conotel 2014, que teve como tema "A hotelaria a partir do hóspede", reuniu mais de três mil pessoas durante os três dias de evento no Transamérica Expo São Paulo. Com o acordo firmado com a Fiera Milano, as próximas três edições serão realizadas na capital paulista, juntamente com a feira Food Hospitality. Uma das presenças de destaque foi o Deputado Ricardo Molling, presidente da Comissão de Turismo da Câmara, convidado e recepcionado pela FBHA.

Na abertura do evento, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, lembrou da importância da Confederação Nacional de Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC) em seu posicionamento mais presente como representante do Turismo no Brasil e celebrou o tema do Conotel 2014: "Este é um tema muito oportuno, pois avalia os serviços e a tecnologia, que são fundamentais para o segmento", afirmou.

Ele lembrou também da necessidade do legislativo e do executivo flexibilizarem o contrato de empregabilidade do setor de hotelaria. "Além disso, precisamos superar a precificação da hotelaria brasileira. Nunca a Match vendeu tanto pacote para uma Copa como no Brasil. Precisamos desmistificar o preço alto do Brasil", declarou. Finalizando, ele falou de um estudo da CNC que revelou que o Turismo gera mais de 48 mil vagas de emprego, sendo 33% na alimentação e 28% na hotelaria.

No primeiro dia, entre os destaques da programação, estiveram a palestra de abertura “Economia Mundial em Transformação: Impactos nos seus Negócios”, de Ricardo Amorim, e o debate “Quais são as exigências do hóspede de lazer, corporativo e de eventos”, que teve a presença de Alexandre Sampaio, presidente FBHA, Guilherme Paulus, da CVC, Luis Paulo Luppa, da Trend, Rodrigo Cordeiro, da Acqua Consultoria, Toni Sando, do SPCVB,e o jornalista Octavio Neto, do Portal Radar. “O debate foi excelente. Cada setor tem suas características e demandas e isso ficou claro durante as colocações de cada um”, afirmou Alexandre Sampaio. Nesse dia ainda houve a mesa redonda com o tema “Cenários Futuros”, mediada por Eraldo Cruz, secretário-geral da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, e ex-presidente da ABIH Nacional, e outro debate, com o tema “Canal de distribuição através da tecnologia e inovação”, mediado por Luciano Palumbo, editor do Mercado e Eventos.

No terceiro dia, a FBHA promoveu para os visitantes do Conotel a palestra “Liderança de atitude: formação de profissionais de alta performance - hotelaria e gastronomia”, com Surama Jurdi. “O Conotel é reconhecido como um fórum, onde empresários e executivos podem trocar experiências e informações. Neste espaço, os assuntos factuais ganham dimensão. A Federação tem como princípio somar esforços para promover os dois setores e avançar na qualificação de serviços e produtos”, avaliou o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.

Neste mesmo dia, os debates, palestras e apresentações continuaram sobre os diversos temas, como: turismo corporativo, turismo gay, turismo para terceira idade, turismo para deficientes físicos, entre outros. “O Conotel é um fórum fundamental para o país discutir setores importantes para nossa economia como o turismo, a hotelaria e as viagens. Nesses três dias pudemos conhecer melhor um pouco mais sobre o que pensam e planejam as principais lideranças desses setores”, finalizou Sampaio.

17-04-2014-000

Eraldo Alves, secretário-geral da CNC com Tomas Ikeda, da ABIH de Brasília, José Manoel Garrido, da ABIH Bahia, Alexandre Sampaio, presidente da FBHA e Manoel Linhares, do Sindicato do Ceará